segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Destaques da TV em 2008

Os destaques começam pelas novelas da TV Globo, não por causa das novelas mas sim pelos atores e atrizes que salvam essas novelas de grandes fiascos.
A novela Ciranda de Pedra da TV Globo manteve a mesma linguagem que todas as novelas das seis(18:00) horas, só os cenários e os personagens mudam mas as histórias continuam as mesmas de sempre.
Ciranda de Pedra contou com alguns destaques que salvaram a novela, o principal destaque da novela foi Leandra Leal que é sem dúvida a melhor atriz da nova geração de atrizes do Brasil, a maioria das pessoas só assistiam a novela por causa da Elzinha (personagem de Leandra Leal). Pra não dizer que a novela só tinha Leandra Leal eu vou destacar a atuação segura e impecável do ator Daniel Dantas como o advogado autoritário e arrogante Natércio.
A novela A Favorita que ainda está no ar não tem nada de novo (como todas as novelas da Globo) mas tem no elenco o seu principal trunfo, a novela conta com profissionais como Cláudia Raia, Patrícia Pillar, Mauro Mendonça, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Ary Fontoura, Murilo Benício e outros bons, com esses nomes o trabalho tem que ser muito bom, mas as histórias se repetem e a novela só não fica cansativa pelas atuações principalmente de Cláudia Raia e Patrícia Pillar, Patrícia Pillar é sem dúvida o grande destaque da novela com uma atuação perfeita. Em alguns momentos a novela A Favorita se perde em seu contexto mas com algumas "interferências" e com personagens que são criados de última hora pra conseguir que a novela volte ao seu rumo normal, seria bom que a novela tivesse algo novo e surpreendente como uma união de Flora e Donatela(personagens de Patrícia Pillar e Cláudia Raia), quem sabe!
Eu gostaria de falar mais de outras novelas da televisão brasileira mas em 2008 não tivemos grandes novelas. A novela Pantanal produzida e exibida em 1990 pela extinta TV Manchete e que está sendo exibida mais uma vez agora pelo SBT(Sistema Brasileiro de Televisão). Pantanal foi a melhor novela exibida em 2008 na minha opinião.
Alguns programas merecem destaques como o Altas Horas da TV Globo que foi mais uma vez o melhor programa da TV em 2008, Serginho Groisman é o apresentador do Altas Horas e foi o melhor apresentador de 2008 na minha opinião, só falta melhorar um pouco a qualidade dos artistas da música. O Zorra Total não foi um dos melhores programas do ano de 2008 mas Lady Kate/Kate Lúcia personagem de Katiuscia Canoro foi uma das maiores revelações do ano.
A maior revelação do ano de 2008 na opinião foi o apresentador do programa 15 minutos da MTV Marcelo Adnet, em pouco tempo(15 minutos) ele consegue mostrar toda sua qualidade de imitador, criador de músicas na hora, é um programa que poderia mudar de nome e passar a se chamar "30 minutos".
Outro programa que se destacou em 2008 foi o MTV Na Rua com a apresentação de Penélope Nova, Penélope foi a melhor apresentadora de 2008 na minha opinião. Penélope também é a apresentadora do programa Lavanderia que discute alguns probleminhas vividos por convidados do programa.
O MTV Debate teve um grande ano com a apresentação de Lobão, o que falta ao programa é um pouco mais de organização e autoridade do apresentador porque conteúdo o programa quase sempre tem.
O programa Quinta Categoria da MTV apresentado por Cazé e Marcos Mion também teve muito destaque, é um programa de games mas que tem muito humor e com isso o programa fica muito bom de assistir.
O Rockgol de Domingo é um dos melhores programas da MTV não por causa do assunto futebol mas sim pelo contexto inteligente e engraçado, e pela dupla de apresentadores Paulo Bonfá e Marco Bianchi que se completam como um belo casal que formam.
O programa Todos os VJs é onde o público da MTV tem a oportunidade de aparecer na televisão e de falar sobre música e de sua banda ou artista preferido, é um bom programa e que a MTV não mude seu contexto.
Outros VJs da MTV tiveram um belo ano, destaques para Leo Madeira, Marina Person, MariMoon e Luisa Micheletti.
O programa Sem Censura da TV Brasil apresentado por Leda Nagle é o melhor programa de entrevista da TV brasileira, o programa tem organização e comando, os diretores do MTV Debate poderiam assistir algumas vezes pra aprender como é que se faz.
No jornalismo os melhores programas foram Jornal Nacional e Bom Dia Brasil ambos da TV Globo.
Aqui vai uma pequena lista dos melhores de 2008 na minha opinião:

Atrizes - Patrícia Pillar(A Favorita) e Leandra Leal(Ciranda de Pedra) - TV Globo
Atores -Mauro Mendonça(A Favorita) e Daniel Dantas(Ciranda de Pedra) - TV Globo
Apresentadoras - Penélope Nova(MTV) e Leda Nagle(TV Brasil)
Apresentadores - Serginho Groisman(TV Globo) e Leo Madeira(MTV)
Programas de variedades - Altas Horas(TV Globo) e Sem Censura(TV Brasil)
Jornalístico - Jornal Nacional(TV Globo)
Infantil - NENHUM

Se eu tivesse que fazer uma lista dos destaques negativos da tv brasileira isso iria render muito mais que os positivos então eu resolvi que não vou fazer, pelo menos por enquanto !

Programas humorísticos da tv brasileira

Temos emissoras de TV muito ricas aqui no Brasil e no entanto não temos programas humorísticos de boa qualidade, talvez o único que se salva seja A Grande Família da TV Globo. Alguns programas como Zorra Total da TV Globo tem alguns bons quadros mas que são minoria. Zorra Total conta com brilhantes profissionais como Marcius Melhem que interpreta o personagem Glauber no quadro de Lady Kate/Kate Lúcia (Katiuscia Canoro) que foi a grande revelação do ano de 2008, junto com essa dupla está o ator Leandro Hassum que interpreta alguns personagens dentre eles o Delegado Valente, também tem destaque a atriz Samantha Schmütz quando interpretava o personagem Juninho Play agora interpreta a Madame Leonina que é totalmente sem graça alguma mas é de se elogiar a(s) pessoa(s) que teve essas "brilhantes" idéias de criar personagens nem um pouco engraçados como Severino(Paulo Silvino), Nerso da Capitinga(Pedro Bismarck), Madame Klimeck(Carine Klimeck), Bethânio(Luís Salém) todos esses personagens sem graça são do Programa Zorra Total da TV Globo. Como já estamos falando de programas da TV Globo vamos falar do programa Toma Lá Dá Cá que é um humorístico limitado apesar de ter gênios como Diogo Vilela e Miguel Falabella, digo que é limitado porque como quase todos os programas humorísticos da TV brasileira têm que desrespeitar alguém ou algum grupo específico como personagens em teoria homossexuais que em programas da TV brasileira continuam sendo chamados de "Sapatão" no Toma Lá Dá Cá, "Bichona" no Zorra Total, isso é porque falta criatividade na televisão brasileira e sobra preconceito, não precisa faltar com respeito com alguém para fazer as pessoas rirem, quem tem o privilégio de assistir programas internacionais como "Friends", "Will & Grace", "My Wife and Kids" consegue facilmente ver a diferença de qualidade entre os nacionais e internacionais. Um programa que tem Diogo Vilela e Miguel Falabella deveria ter muito mais qualidade quem sabe se Miguel Falabella não escrever mais o programa aí a coisa melhora, é porque ele é um gênio como ator e não como autor.
O programa Casseta e Planeta da TV Globo já está bom de acabar ou dar uma mudada geral no seu contexto, já faz muito tempo que eles se perderam e ainda não acharam o caminho de volta e talvez não consigam mais achar, está completamente sem graça e ainda tem gente que consegue rir de alguma coisa que eles fazem.
Os programas das outras emissoras de TV do Brasil só fazem piorar cada vez mais, A Praça é Nossa do SBT(Sistema Brasileiro de Televisão) continua a mesma praça sem graça de muito tempo, o Chaves continua sendo o melhor programa humorístico do SBT acredite se quiser.
A TV Record é um grande exemplo de desperdício, uma emissora que tem Tom Cavalcante e que obriga ele se desfazer de alguns personagens de sucesso porque não é adequado para a emissora segundo os donos dela e que o limita como grande ator que é. Tom Cavalcante costumava ser muito mais engraçado quando tinha liberdade para criar, quando Tom trabalhava na TV Globo era muito mais engraçado era livre, e agora apesar de ter o seu "próprio" programa a gente sabe que o programa não é dele, mas o que esperar de uma emissora que é comandada por religiosos.
Tem profissionais do humor no Brasil que fala que o humor não tem que ser politicamente correto e blábláblá, não é pra ser politicamente correto mas eu repito que não é preciso desrespeitar alguém pra fazer as pessoas rirem, o humor no Brasil tem que ser feito com responsabilidade social SIM. Enquanto isso o maior gênio do humor desse país segue sem espaço na porcaria da TV brasileira. SALVE O MAIOR DE TODOS! SALVE CHICO ANYSIO !