quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Destaques no cinema em 2008

Meus destaques no cinema internacional começam pelas atuações seguras de Christian Bale e Heath Ledger em Batman - O Cavaleiro das Trevas(The Dark Knight) que é o melhor de todos os outros filmes da série Batman na minha opinião.
A atuação de Keira Knightley em Desejo e Reparação(Atonement) é a confirmação que essa atriz britânica é sem dúvida uma das melhores da nova geração no cenário internacional assim como Natalie Portman que mostrou que é uma belíssima atriz no limitado filme A Outra(The other Boleyn Girl) e também no filme Um Beijo Roubado(My Blueberry Nights) ao lado de Jude Law, Rachel Weisz e Norah Jones.
Quem teve uma brilhante atuação foi a atriz canadense Ellen Page no filme Juno de Diablo Cody, Ellen Page foi indicada ao Oscar pelo trabalho em Juno.
No belo filme Elizabeth: A Era de Ouro a atriz Cate Blanchett está perfeita ao lado de Clive Owen que também tem uma grande atuação.
A sempre completa e divertida performance de Robert Downey Jr. fez o filme Homem de Ferro parecer melhor do que realmente é mas a combinação de um filme de ação com um ator de filmes de drama e comédia deu muito certo.
No cinema nacional eu gostei muito do filme Meu Nome Não é Johnny com um elenco perfeito e com uma brilhante atuação de Selton Mello o filme foi um dos melhores do ano. Outro bom filme que eu assisti foi Nome Próprio dirigido por Murilo Salles e estrelado por Leandra Leal que é uma das melhores atrizes desse país Nome Próprio chega beirar a monotonia algumas vezes mas com uma boa direção e uma perfeita atuação de Leandra Leal fazem com que o filme fique muito interessante.
Terra vermelha é um filme que foi pouco falado e que eu assisti por acaso, o filme conta o que está ocorrendo com os índios no Mato Grosso do Sul, a difícil e conturbada relação principalmente entre os índios e os fazendeiros, o filme conta que jovens índios estão se suicidando com alguma frequência.
Terra Vermelha é um bom filme e que deveria ser mais divulgado e assistido. 2008 foi um ano de grandes trabalhos no Brasil e no mundo.
Os filmes que eu mais gostei de assistir em 2008 foram: Homem de Ferro, Desejo e Reparação, Meu Nome Não é Johnny e o melhor de todos que foi Juno, Juno mostra para o mundo que não é preciso muito dinheiro ou celebridades poderosas para se fazer um grande filme, mostra que o mais importante é o conteúdo, um roteiro simples, inteligente e Ellen Page fizeram de Juno o melhor filme de 2008 na minha modesta opinião.